domingo, 25 de outubro de 2009

O que é o gestar II


O Gestar II é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores do 6º ao 9º anos (antigas 5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O programa é um conjunto de ações pedagógicas que incluem discussões sobre questões teórico-práticas, com o objetivo de colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Matemática e Língua Portuguesa; contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica; e permitir ao professor o desenvolvimento de um  trabalho baseado em competências e habilidades.

A formação do Gestar II compreende 300h/a (sendo 96 presenciais e 204 à distância) para a capacitação do professor-formador, responsável por planejar, conduzir e avaliar as oficinas dos cursistas; acompanhar e orientar os cursistas em seus estudos individuais, prática pedagógica, etc; e colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso. O professor-formador deve ser funcionário da rede pública de ensino, licenciado em Matemática ou Letras.

Além de capacitar o professor-formador, o Gestar II oferece capacitação continuada em serviço aos professores-cursistas, também servidores da rede pública de ensino, com atuação nos anos finais do Ensino Fundamental. De acordo com a metodologia do programa, cabe a cada professor-cursista estudar os conteúdos dos cadernos e desenvolver as atividades que deverão ser apresentadas ao formador; selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem; e colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.

O Ministério da Educação é o responsável por elaborar as diretrizes e os critérios para a organização dos cursos, reproduzir e distribuir os materiais a serem utilizados na formação e formar os professores-formadores




Relatório Aula Inaugural

A Secretaria Municipal da Educação do município de Sobral realizou no dia 29 de setembro no Centro de Convenções - Salão Vênus a aula inaugural do programa “Gestão de Aprendizagem Escolar - Gestar II”. A ocasião contou com a participação de professores, coordenadores, diretores da rede municipal, sobretudo os cursistas das áreas temáticas de língua portuguesa e matemática.
Durante a programação tivemos a presença da professora Edna Carvalho, coordenadora da Educação Infantil, representando o Profº Julio Cesar, Secretário da Educação do município. Na oportunidade a coordenadora ressaltou a importância do Gestar II para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas supracitadas, além da contribuição para o aperfeiçoamento da autonomia dos professores nas suas práticas pedagógicas.
Sequenciamos o momento com a apresentação dos professores tutores Nilton do Vale (Matemática) e Robervanda Alves (Português), os quais apresentaram simultaneamente a proposta do Gestar II abordando objetivos; finalidade; e, organização – definição do local, cronograma e carga horária. É interessante ressaltar também, que no oportuno foram apresentados os materiais de ensino-aprendizagem e os parceiros do programa: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO-MEC, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA-SEB, UNDIME E CONSED, SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO,INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.
Findo o evento com agradecimentos e distribuição do material de estudo.

Materiais de Ensino



Cada área temática do GESTAR II é composta pelas seguintes publicações:
1 Guia Geral
1 Caderno do Formador
6 Cadernos de Teoria e Prática-TP
6 Cadernos de Apoio á Aprendizagem do Aluno-AAA- versão do professor
6 Cadernos de Apoio á Aprendizagem do Aluno- AAA- versão do aluno(para uso do professor)

Relatório Reflexivo 1ª etapa da Formação de Coordenadores e Formadores/CE

O Encontro da 1ª etapa presencial de formação do Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar II) aconteceu nos dias 29 a 03 de julho de 2009 no Colégio Batista Santos Dumont. Fortaleza-Ceará.
Durante toda a semana os tutores e coordenadores tiveram a oportunidade de vivenciar momentos significativos, de aprender, reaprender e refletir sobre a abordagem central do programa: Tipos e Gêneros Textuais. O grupo de professores foram se constituindo no espaço das diferenças, da diversidade cultural de cada município.
O relacionamento tutores e formadora foi construído de forma entusiástica, autêntica contribuindo significativamente para a interação do grupo fortalecendo assim, uma relação de companheirismo e cumplicidade no processo de aprendizagem.

Destaca-se que no último dia de formação, não diferente dos outros dias, se deu por meio de estudos, trocas de idéias, informações e experiências profissionais, cuja metodologia enfatizou a atuação de professores como sujeitos ativos na construção do conhecimento, com participação direta nas discussões relativas às teorias e práticas pedagógicas abordadas.
Durante os momentos de estudos ressalta-se aspectos apontados como relevantes: “o professor como sujeito de sua formação”, “a formação como sinônimo de desenvolvimento profissional”.
Iniciamos com a leitura compartilhada do cordel “O meu Ceará” realizado pelas professoras Luciana Andrade, Clemilda Pinto, ambas do município de Acarapia.

Em seguida, a professora Cláudia (Canindé), realizou a leitura do poema “Não te amo mais” da autora Clarice Lispector. Dando seqüência, os professores Elcimar (Aracoiaba) e Esmeralda (Santa Quitéria) com a dramatização do texto “Falha de comunicação” Érico Veríssimo.
Em seguida, o professor Domingos que ao longo da semana demonstrou habilidade na tecnologia digital apresentou através de vídeo ”O Monólogo das Mãos”. Logo após, finalizou o momento realizando questionamentos com o grupo, enfatizando a idéia principal do monólogo e sugerindo a leitura de alguns livros e filmes.
A formadora Adriana Madureira retomou as ações da agenda através da projeção em slides da historinha em quadrinhos “As sombras das vidas”, de Mauricio de Sousa. A partir da Tirinha, Adriana fez relação com o texto “O mito da Caverna” de Platão, refletindo e sistematizando conceitos de intertextualidade entre gêneros textuais trabalhado anteriormente no caderno TP4 (teoria e prática).
Prosseguimos com a proposição do estudo “Coesão Textual” Maria Luiza Monteiro, para tanto a formadora sugeriu a leitura paragrafada da unidade 19 (TP5).
Através da discussão do texto, Adriana retomou a essência da proposta do trabalho com gêneros textuais, enfatizou os procedimentos lingüísticos que permitem fazer de um texto, um texto bem formado, sobretudo ressalta que nos aspectos de construção textual a coerência e a coesão são responsáveis pela interpretação significativa e coerente de um texto.
No intervalo do lanche o grupo preparou uma confraternização surpresa para a formadora, de maneira simples e carinhosa todos demonstraram o sentimento de afeto pela Adriana, considera-se que esse momento foi bastante significativo para o fortalecimento do vínculo entre a turma.
Na ocasião, o coordenador do Gestar II do Ceará, professor Denílson, que durante a semana fez parte do grupo, agradeceu a formadora e os participantes pela atuação de todos na formação.
Adriana, de forma emotiva, agradeceu o carinho de todos. Ressaltou ainda, que o fato de está na condição de formadora, na troca de saberes tem contribuído tanto para o seu crescimento pessoal quanto o para crescimento profissional.
Ao retornar à rotina, Adriana esclareceu algumas dúvidas referentes aos trabalhos propostos aos tutores e coordenadores principalmente ao que se refere á elaboração do portifólio, relatórios e memorial.
Após o intervalo para o almoço, a professora Gleice (Guaramiranga) fez o comentário analógico com a Era Glacial e a formação, na ocasião, fez a entrega de uma rosa de chocolate para Adriana.
Em seguida, houve a apresentação do livro “O mistério da professora Julieta, da escritora cearense Socorro Acioli”, livro que faz parte do 10º volume do projeto Eu Sou Cidadão, considerado o maior projeto de incentivo a leitura do nordeste.
Ao realizar a leitura compartilhada do texto “Eu aprendi com a mamãe!!! Ótimo!!! Kkk” Adriana retomou a discussão anterior relativo ao trabalho com coerência e coesão.
Através da leitura de frases Adriana fez a identificação de alguns erros considerados mais comuns no processo de alfabetização: transcrição fonética, aglutinação de palavras, erros presentes na escrita de um aluno do ensino médio. Ao analisar a escrita a formadora enfatizou a importância do planejamento, revisão e da edição no trabalho com a produção textual.
O encontro foi encerrado por volta de 16hs, onde foi proposto aos professores a avaliação por parte da equipe técnica destacando o desempenho da formadora e a formação em geral. Adriana agradeceu a participação de todos e desejou bom retorno para os respectivos municípios e um ótimo início de trabalho.

Histórico da Cidade de Sobral



Sobral é uma cidade brasileira do estado do Ceará. É a segunda cidade mais importante do estado em termos econômicos e culturais seguida por Juazeiro do Norte e Crato.
O clima de Sobral é tipicamente tropical, quente e seco, com uma temperatura média de 30 graus centígrados e com uma altitude de 70 metros. Sobral localiza-se a 238 quilômetros de Fortaleza, a qual conecta-se também por uma ferrovia, atualmente usada sobretudo pelo Grupo Votorantim. O acesso rodoviário é feito pela BR-222, que liga o Ceará ao Piauí e, conseqüentemente, ao Maranhão e ao Pará.
Com o PIB de R$ 1.527.504.000 [4] é a terceira economia do estado perdendo apenas para Fortaleza e Maracanaú. Com uma população de 180.046 habitantes é a quinta cidade mais povoada do estado sendo a segunda maior do interior, atrás apenas de Juazeiro do Norte.
A cidade ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919. São filhos ilustres de Sobral o humorista Renato Aragão e o cantor Belchior. A mãe da atriz Mariana Ximenes é de Sobral.O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999.

História da Cidade de Sobral


A cidade foi fundada por famílias que fugiam da guerra contra os holandeses no século XVII e ao redor da Fazenda Caiçara, surgida em 1726, fundada por Antônio Rodrigues Magalhães. Uma fazenda que convergia com as rotas das boiadas na época da carne de charque.

Nas terras da Fazenda Caiçara foi em 1756 edificada a Matriz da Caiçara e ao redor desta aglutinou-se um povoado. Depois foi construída a Igreja do Rosário e do Bom Parto, e ao redor destas surgiram moradias.

Destas iniciativas surgiram a povoação chamada Caiçara, até quando esta foi elevada à categoria de vila em 1773 com a denominação de Vila Distinta e Real de Sobral e recebeu foros de cidade em 1841.

Foi um dos centros abolicionistas do Ceará desde 1871. Quando foi proclamada a libertação dos escravos em 1888, a cidade já não tinha nenhuma pessoa escravizada desde 2 de janeiro de 1884, tendo sido a 23ª cidade do Ceará a aderir ao movimento abolicionista.

Há cerca de cinqüenta anos, a cidade tornou-se o mais importante pólo comercial do norte do estado. Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza, sendo assim nesta epóca a mais importante cidade do Ceará junto com as cidades de Icó e Aracati.

Em 1919, Sobral, junto com a Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe, foi o palco de uma importante confirmação da física.[7] A Expedição Britânica do Eclipse Solar, liderada por Arthur Stanley Eddington se deslocou para os dois lugares a fim de comprovar (graças ao eclipse) a distorção que a luz sofre ao chegar no Planeta Terra. Com tal confirmação, Albert Einstein pôde comprovar sua Teoria da Relatividade. No dia do eclipse a Ilha do Príncipe apresentou mau tempo o que prejudicou e muito o trabalho. O céu estava bastante nublado, fazendo com que apenas duas das várias fotografias efetuadas apresentassem imagens de estrelas. Já em Sobral as condições meteorológicas foram muito melhores. Aqui foram obtidas sete boas imagens do fenômeno.

Como lembrança de tal fato, foi construído na praça da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, um monumento e posteriormente um museu, chamado de Museu do Eclipse, que homenageia a cidade e os físicos e astrônomos que participaram da descoberta.

Escolas da Rede Municipal

Conheças as belezas de Sobral

sábado, 24 de outubro de 2009

Vídeo: Vida Maria

Assista ao vídeo "Vida Maria" cujo objetivo é refletir sobre educação e como ela colabora para a mudança social.


Dos direitos inalienáveis do leitor

Baseados no livro: Como um romance, de Daniel Pennac


1. 0 direito de não ler.
2. 0 direito de saltar páginas.
3. 0 direito de não acabar um livro.
4. 0 direito de reler.
5. 0 direito de ler não importa o quê.
6. O direito de amar os heróis do romance.
7. 0 direito de ler não importa onde.
8. 0 direito de saltar de livro em livro.
9. 0 direito de ler em voz alta.
10. 0 direito de não falar do que se leu.

Dicas de Leitura - Literatura Cearense: li, gostei e recomendo


A estrela cadente e as areias escuras que espelham o céu no litoral cearense se unem em uma história de amor e determinação. Uma linda fábula que cria o mito fundador de dois dos mais belos espetáculos da natureza.

Kelsen Bravos

ilustrações de Daniel Diaz.

Obrigada pela visita e volte sempre