domingo, 25 de outubro de 2009

Histórico da Cidade de Sobral



Sobral é uma cidade brasileira do estado do Ceará. É a segunda cidade mais importante do estado em termos econômicos e culturais seguida por Juazeiro do Norte e Crato.
O clima de Sobral é tipicamente tropical, quente e seco, com uma temperatura média de 30 graus centígrados e com uma altitude de 70 metros. Sobral localiza-se a 238 quilômetros de Fortaleza, a qual conecta-se também por uma ferrovia, atualmente usada sobretudo pelo Grupo Votorantim. O acesso rodoviário é feito pela BR-222, que liga o Ceará ao Piauí e, conseqüentemente, ao Maranhão e ao Pará.
Com o PIB de R$ 1.527.504.000 [4] é a terceira economia do estado perdendo apenas para Fortaleza e Maracanaú. Com uma população de 180.046 habitantes é a quinta cidade mais povoada do estado sendo a segunda maior do interior, atrás apenas de Juazeiro do Norte.
A cidade ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919. São filhos ilustres de Sobral o humorista Renato Aragão e o cantor Belchior. A mãe da atriz Mariana Ximenes é de Sobral.O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999.

Um comentário:

  1. Oi Andreia, o blog do GESTAR II de seu município, está realmente muito interessante. Gostei da história de Sobral e pretendo conhecer sua bela cidade. Sucesso no GESTAR e grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre