domingo, 25 de outubro de 2009

Relatório Reflexivo 1ª etapa da Formação de Coordenadores e Formadores/CE

O Encontro da 1ª etapa presencial de formação do Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar II) aconteceu nos dias 29 a 03 de julho de 2009 no Colégio Batista Santos Dumont. Fortaleza-Ceará.
Durante toda a semana os tutores e coordenadores tiveram a oportunidade de vivenciar momentos significativos, de aprender, reaprender e refletir sobre a abordagem central do programa: Tipos e Gêneros Textuais. O grupo de professores foram se constituindo no espaço das diferenças, da diversidade cultural de cada município.
O relacionamento tutores e formadora foi construído de forma entusiástica, autêntica contribuindo significativamente para a interação do grupo fortalecendo assim, uma relação de companheirismo e cumplicidade no processo de aprendizagem.

Destaca-se que no último dia de formação, não diferente dos outros dias, se deu por meio de estudos, trocas de idéias, informações e experiências profissionais, cuja metodologia enfatizou a atuação de professores como sujeitos ativos na construção do conhecimento, com participação direta nas discussões relativas às teorias e práticas pedagógicas abordadas.
Durante os momentos de estudos ressalta-se aspectos apontados como relevantes: “o professor como sujeito de sua formação”, “a formação como sinônimo de desenvolvimento profissional”.
Iniciamos com a leitura compartilhada do cordel “O meu Ceará” realizado pelas professoras Luciana Andrade, Clemilda Pinto, ambas do município de Acarapia.

Em seguida, a professora Cláudia (Canindé), realizou a leitura do poema “Não te amo mais” da autora Clarice Lispector. Dando seqüência, os professores Elcimar (Aracoiaba) e Esmeralda (Santa Quitéria) com a dramatização do texto “Falha de comunicação” Érico Veríssimo.
Em seguida, o professor Domingos que ao longo da semana demonstrou habilidade na tecnologia digital apresentou através de vídeo ”O Monólogo das Mãos”. Logo após, finalizou o momento realizando questionamentos com o grupo, enfatizando a idéia principal do monólogo e sugerindo a leitura de alguns livros e filmes.
A formadora Adriana Madureira retomou as ações da agenda através da projeção em slides da historinha em quadrinhos “As sombras das vidas”, de Mauricio de Sousa. A partir da Tirinha, Adriana fez relação com o texto “O mito da Caverna” de Platão, refletindo e sistematizando conceitos de intertextualidade entre gêneros textuais trabalhado anteriormente no caderno TP4 (teoria e prática).
Prosseguimos com a proposição do estudo “Coesão Textual” Maria Luiza Monteiro, para tanto a formadora sugeriu a leitura paragrafada da unidade 19 (TP5).
Através da discussão do texto, Adriana retomou a essência da proposta do trabalho com gêneros textuais, enfatizou os procedimentos lingüísticos que permitem fazer de um texto, um texto bem formado, sobretudo ressalta que nos aspectos de construção textual a coerência e a coesão são responsáveis pela interpretação significativa e coerente de um texto.
No intervalo do lanche o grupo preparou uma confraternização surpresa para a formadora, de maneira simples e carinhosa todos demonstraram o sentimento de afeto pela Adriana, considera-se que esse momento foi bastante significativo para o fortalecimento do vínculo entre a turma.
Na ocasião, o coordenador do Gestar II do Ceará, professor Denílson, que durante a semana fez parte do grupo, agradeceu a formadora e os participantes pela atuação de todos na formação.
Adriana, de forma emotiva, agradeceu o carinho de todos. Ressaltou ainda, que o fato de está na condição de formadora, na troca de saberes tem contribuído tanto para o seu crescimento pessoal quanto o para crescimento profissional.
Ao retornar à rotina, Adriana esclareceu algumas dúvidas referentes aos trabalhos propostos aos tutores e coordenadores principalmente ao que se refere á elaboração do portifólio, relatórios e memorial.
Após o intervalo para o almoço, a professora Gleice (Guaramiranga) fez o comentário analógico com a Era Glacial e a formação, na ocasião, fez a entrega de uma rosa de chocolate para Adriana.
Em seguida, houve a apresentação do livro “O mistério da professora Julieta, da escritora cearense Socorro Acioli”, livro que faz parte do 10º volume do projeto Eu Sou Cidadão, considerado o maior projeto de incentivo a leitura do nordeste.
Ao realizar a leitura compartilhada do texto “Eu aprendi com a mamãe!!! Ótimo!!! Kkk” Adriana retomou a discussão anterior relativo ao trabalho com coerência e coesão.
Através da leitura de frases Adriana fez a identificação de alguns erros considerados mais comuns no processo de alfabetização: transcrição fonética, aglutinação de palavras, erros presentes na escrita de um aluno do ensino médio. Ao analisar a escrita a formadora enfatizou a importância do planejamento, revisão e da edição no trabalho com a produção textual.
O encontro foi encerrado por volta de 16hs, onde foi proposto aos professores a avaliação por parte da equipe técnica destacando o desempenho da formadora e a formação em geral. Adriana agradeceu a participação de todos e desejou bom retorno para os respectivos municípios e um ótimo início de trabalho.

2 comentários:

  1. que bacana... o gestar em sobralsó vai ampliar o projeto de formação continuada para os professores

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que você faz parece feito com a alma... É incrível ver pessoas como você transformando a vida de outras através de excelentes oportunidades como essas, que sei que têm sua mão. Parabéns por suas realizações!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre