O Gestar II é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores do 6º ao 9º anos (antigas 5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O programa é um conjunto de ações pedagógicas que incluem discussões sobre questões teórico-práticas, com o objetivo de colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Matemática e Língua Portuguesa; contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica; e permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em competências e habilidades.
A formação do Gestar II compreende 300h/a (sendo 96 presenciais e 204 à distância) para a capacitação do professor-formador, responsável por planejar, conduzir e avaliar as oficinas dos cursistas; acompanhar e orientar os cursistas em seus estudos individuais, prática pedagógica, etc; e colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso. O professor-formador deve ser funcionário da rede pública de ensino, licenciado em Matemática ou Letras.
Além de capacitar o professor-formador, o Gestar II oferece capacitação continuada em serviço aos professores-cursistas, também servidores da rede pública de ensino, com atuação nos anos finais do Ensino Fundamental. De acordo com a metodologia do programa, cabe a cada professor-cursista estudar os conteúdos dos cadernos e desenvolver as atividades que deverão ser apresentadas ao formador; selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem; e colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.
O Ministério da Educação é o responsável por elaborar as diretrizes e os critérios para a organização dos cursos, reproduzir e distribuir os materiais a serem utilizados na formação e formar os professores-formadores
A formação do Gestar II compreende 300h/a (sendo 96 presenciais e 204 à distância) para a capacitação do professor-formador, responsável por planejar, conduzir e avaliar as oficinas dos cursistas; acompanhar e orientar os cursistas em seus estudos individuais, prática pedagógica, etc; e colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso. O professor-formador deve ser funcionário da rede pública de ensino, licenciado em Matemática ou Letras.
Além de capacitar o professor-formador, o Gestar II oferece capacitação continuada em serviço aos professores-cursistas, também servidores da rede pública de ensino, com atuação nos anos finais do Ensino Fundamental. De acordo com a metodologia do programa, cabe a cada professor-cursista estudar os conteúdos dos cadernos e desenvolver as atividades que deverão ser apresentadas ao formador; selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem; e colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.
O Ministério da Educação é o responsável por elaborar as diretrizes e os critérios para a organização dos cursos, reproduzir e distribuir os materiais a serem utilizados na formação e formar os professores-formadores
Adorei as postagens e o teor pedagógico do blog. Herik
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